PROJETO - FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

O TEA é considerado como um espectro amplo, que inclui níveis de suporte I, II e III, os quais podem envolver comportamentos de risco como, por exemplo, comportamentos agressivos e/ou autolesivos. Por essa razão, o manejo comportamental é de grande importância para o desenvolvimento de habilidades e diminuição de comportamentos inadequados, sobretudo, em ambientes de aprendizagem a sociabilidade como a escola.

É sabido que o número de casos de autismo tem aumentado muito nos últimos anos, fazendo com que profissionais de diversas áreas do conhecimento precisem desenvolver habilidades para lidar com essa demanda. Tanto escolas públicas quanto privadas trabalham com o processo de inclusão, porém, muitas vezes, acabam por se deparar com dificuldades para lidar com as intercorrências do dia a dia. Muitos profissionais da educação, assim como da área da saúde precisam auxiliar o público com TEA, mas não entendem quais as melhores estratégias existentes, como é o caso da ABA.

ABA é a sigla em inglês de Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis). Trata-se de uma das interfaces da Análise do Comportamento, que tem como seu principal precursor Burrhus Frederic Skinner. Skinner desenvolveu uma nova concepção de estudo da Psicologia que se baseava no Behaviorismo. A esta ciência convencionou-se chamar Análise do Comportamento, sendo ela então composta por uma filosofia (o Behaviorismo Radical), por uma metodologia de investigação do comportamento (Análise Experimental do Comportamento) e por uma tecnologia de intervenção para as mais diversas problemáticas comportamentais humanas (Análise Aplicada do Comportamento).

  A Análise Aplicada do Comportamento possui bases para a pesquisa e desenvolvimento de uma série de estratégias a serem aplicadas em diversos contextos sociais, o que inclui a melhoria da qualidade de vida de pessoas com transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento. As técnicas de modificação comportamental têm se mostrado bastante eficazes no tratamento, principalmente em casos mais graves de autismo. Uma das vantagens da ciência ABA é que consiste em uma intervenção prática e objetiva. Seu uso pode ser feito por quaisquer profissionais, desde que sigam os princípios teóricos básicos que norteiam sua aplicação.

Objetivos

  • Capacitar estudantes e profissionais da área da saúde, educação e áreas afins a analisarem funcionalmente comportamentos e proporcionar conhecimentos sobre as teorias do comportamento humano.
  • Proporcionar aos Professores que trabalham com crianças com TEA, a habilidade de observar, analisar e explicar a relação que existe entre comportamento, ambiente e aprendizagem.
  • Atuar em prol do desenvolvimento da criança a partir do uso de técnicas que possibilitem ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social.
  • Aprender a reduzir por meio de técnicas comportamentais condutas disruptivas que possam causar danos ou interferir no processo de aprendizagem da criança com autismo, podendo auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades básicas, como olhar, ouvir e imitar, ou complexas, como ler, conversar e interagir com o outro.

Público-alvo

O curso foi desenvolvido para estudantes e profissionais da área da saúde, educação e outros profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado e o ensino de crianças com transtorno do espectro autista.

CURSO DE FORMAÇÃO EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) – 80H

  • Caracterização da Análise Aplicada do Comportamento
  • Estímulos e respostas
  • Reflexo e condicionamento respondente
  • Comportamento operante e condicionamento operante
  • Programas de reforçamento
  • Modelagem, imitação e modelação
  • Controle de estímulos: discriminação e generalização
  • Operações motivacionais
  • O que são operantes verbais
  • Os tipos de operantes verbais e o comportamento governado por regras
  • Tatos, mandos, ecóicos, intraverbais, autoclítico, outros
  • Análise Funcional do comportamento
  • Observação e registro do comportamento
  • Relatos de caso
  • Caracterização do TEA
  • Etiologia
  • Comorbidades
  • Estrutura de avaliação psicológica do neurodesenvolvimento atípico
  • VB-MAPP
  • DENVER ESDM
  • ABLLS
  • VINELAND
  • SSRS
  • SAVVY
  • Plano de ensino individualizado PEI – o que é e como construir
  • Ensino Naturalístico: Utilizando do ambiente natural e a motivação do aprendiz para o ensino de habilidades
  • Pré-requisitos para a aprendizagem em diferentes contextos e as habilidades sociais
  • Ensino por tentativas discretas e ensino sem erros: quando e como utilizar? 
  • Procedimentos para correção de erros e nível de ajuda
  • Treino de habilidades sociais: histórias sociais e outros recursos
  • Grupos sociais e treino de habilidades
  • Linguagem receptiva e expressiva
  • Comunicação verbal não vocal: outros tipos de comunicação
  • Como promover autonomia e independência a partir de AVDs
  • Regulando crises sensoriais e o burnoutem crianças autistas
  • Diferenciando crises de comportamentos inadequados
  • Estimulando a identificação e expressão de sentimentos no TEA
  • Papel da comunicação na regulação emocional

CURSO DE MANEJO COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD) - 12H

  • O que é TOD – Transtorno Opositivo Desafiador?
  • Diagnóstico de TOD: principais instrumentos de avaliação e profissionais envolvidos
  • Comorbidades e quadros associados ao TOD
  • Margem de risco para transtorno de desvio de conduta
  • Como identificar comportamentos precursores e dificuldades de aprendizagens
  • Estratégias de intervenção: economia de fichas, acordos, estabelecimentos de regras 
  • Como manejar comportamentos disruptivos: estratégias com redução de danos
  • Tratamento psicofarmacológico
  • O papel da equipe multiprofissional na intervenção do TOD 
  • A importância da orientação a pais e seu papel na intervenção

CURSO TDAH: TEORIA E PRÁTICA - 12H

  • A desatenção e a hiperatividade no TDAH
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Comportamentos impulsivos e agressivos: consequências
  • Comorbidades: quadros de ansiedade e depressão
  • Comorbidades: Transtorno de conduta
  • Comorbidades: Transtornos da aprendizagem
  • A desatenção e a hiperatividade no TDAH
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Comportamentos impulsivos e agressivos: consequências
  • Comorbidades: quadros de ansiedade e depressão
  • Comorbidades: Transtorno de conduta 
  • Comorbidades: Transtornos da aprendizagem
  • Avaliação neuropsicológica: instrumentos utilizados e critérios para diagnóstico
  • O tratamento psicofarmacológico e orientação para pais
  • Estratégias de intervenção: economia de fichas, quadro de rotinas e esquemas de reforço
  • Estratégias para autogerenciamento e regulação emocional

CURSO DE INTRODUÇÃO À NEUROPSICOFARMACOLOGIA APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E CONDIÇÕES ASSOCIADAS - 20H

  • Principais características do TEA
  • Bases Neurobiológicas do TEA
  • Princípios básicos de psicofarmacologia
  • Psicofarmacologia na infância e adolescência
  • Mecanismos de ação e uso dos Antipsicóticos atípicos no comportamento agressivo e auto-lesão
  • Mecanismos de ação e uso de Fármacos Antidepressivos Tricíclicos na hiperatividade, agressividade e comportamentos repetitivos
  • Mecanismos de ação e uso dos ISRS para a ansiedade e comportamentos repetitivos
  • Mecanismos de ação de Psicoestimulantes e antagonistas opióides e seu uso no quadro de hiperatividade, impulsividade e atenção
  • Outras terapêuticas empregadas no TEA e suas comorbidades 
  • Efeitos colaterais, riscos e segurança clínica dos principais fármacos
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